Instruções de utilização do mapa georeferenciado

Visualização dos temas

A lista de temas permite ao utilizador definir quais os temas que deverão estar visíveis, para além de permitir definir qual o tema activo (tema alvo das pesquisas, procuras e selecções que eventualmente o utilizador efectue).
Para alterar o tema visível/activo no mapa:

  1. na lista de temas o utilizador deve atribuir a característica de “visível/activo” ao tema que pretende visualizar/activar. Esta acção é realizada com um clique do rato na caixa rectangular/circular que define esta característica para cada um dos temas.
  2. clicar sobre o botão “refrescar mapa” para que as alterações definidas no primeiro passo tenham efeito.
nota: só é possível activar um tema de cada vez. Os temas visíveis em simultâneo poderão ser os que o utilizador entenda.

A pesquisa alfanumérica é sensível a maiúsculas e minúsculas do texto introduzido. Para que este tipo de pesquisa seja bem sucedida, é imprescindível que o utilizador introduza o texto com o tamanho de letra correcto; a primeira letra da palavra a procurar deverá ser maiúscula, devendo todas as outras estar em tamanho minúsculo. Em textos com mais de uma palavra esta regra também se aplica, excepto para as preposições (ex: de, da, etc). Um exemplo de um texto a introduzir nos campos de pesquisa (ver "pesquisar" ou "procurar" na tabela de instruções da barra de ferramentas) seria "Palácio dos Marqueses de Fronteira".

Quando é efectuada uma selecção sobre um conjunto de imóveis é retornada, ao utilizador, uma tabela com a descrição dos respectivos imóveis (situada por baixo do mapa), sendo atribuída a côr amarela aos pontos do mapa que representam esses imóveis. A primeira coluna dessa lista contém um número que funciona como link. Este link permite localizar geográficamente o respectivo imóvel, efectuando um "zoom" para a área onde se situa o imóvel, sendo atribuída a côr vermelha ao ponto que representa esse imóvel.

As diversas funcionalidades que a barra de ferramentas disponibiliza encontram-se descritas e explicadas na seguinte tabela.

Utilização da barra de ferramentas

"Zoom in" O botão de "zoom in"  permite ampliar o mapa (aumentar a escala) a partir de um determinado ponto ou de uma área definida pelo utilizador. 1. seleccionar  na barra de ferramentas;
2. clicar com o cursor sobre a zona do mapa que pretende ampliar, ou definir a área que pretende visualizar descrevendo sobre o mapa um rectângulo (mantendo o botão do lado esquerdo do rato premido, é possível definir a área que se pretende visualizar).
"Zoom out" O botão de "zoom out"  permite afastar o campo de visão (diminuir a escala) a partir de um determinado ponto ou de uma área definida pelo utilizador. 1. seleccionar  na barra de ferramentas;
2. clicar com o cursor sobre a zona do mapa que pretende afastar tendo como efeito a visualização do mapa a uma escala menor.
Mostrar tudo O botão "mostrar tudo "  permite obter uma escala de visualização que cobre todos os temas que compõem o mapa, possibilitando a visão global deste.  
 Mostrar imagem anterior O botão "mostrar imagem anterior"  retorna a área do mapa que estava previamente a ser visualizada antes do utilizador ter efectuado uma alteração da posição (botão "mover") ou escala do mapa (botão "zoom in" ou "zoom out").  
Mover O botão "mover"  permite, mantendo a mesma escala de visualização do mapa, mover o mapa na direcção desejada. 1. seleccionar na barra de ferramentas; 
2. mantendo o botão do lado esquerdo do rato premido mover o mapa na direcção desejada.
Identificar A cada tema está associada uma tabela de atributos relativos a esse tema geográfico. A tabela de atributos contem um registo para cada entidade geográfica do tema, seja essa entidade representada por um ponto, um polígono ou uma linha.
O botão de identificação  permite visualizar os atributos de um determinado tema activo, seleccionando o ponto (qualquer tipo de imóvel, sede de freguesia, sede de concelho, etc), polígono (limites dos concelhos, limites das freguesias, etc) ou linha (rios) sobre o qual se deseja obter informação.
1. activar o tema (na lista de temas) sobre o qual se pretende obter informação;
2. seleccionar  na barra de ferramentas;
3. clicar com o cursor sobre a entidade (ponto, polígono, linha) pretendida.
Pesquisar O botão "pesquisar"  selecciona e mostra a informação alfanumérica relativa aos registos do tema activo que satisfaçam a pesquisa introduzida pelo utilizador. A pesquisa é efectuada sobre os atributos ou campos da tabela do tema activo.
Para pesquisar informação alfanumérica relativa a um determinado tema.
1. activar o tema (na lista de temas) sobre o qual se pretende procurar a informação alfanumérica;
2. seleccionar  na barra de ferramentas;
3. definir o "campo" do tema activo que sobre o qual pretende pesquisar a informação (por exemplo se o tema activo for "monumentos nacionais" o utilizador pode efectuar uma pesquisa por nome, distrito, concelho, freguesia ou qualquer outro campo da tabela de atributos dos "monumentos nacionais").
4. definir o texto a pesquisar no espaço com a designação " Valor", sendo devolvidos ao utilizador todos os registos do tema activo que incluam, no campo predefinido da tabela de atributos, os caractéres introduzidos (por exemplo se o tema activo for Sede de Concelho e o "Campo" e "Valor" escolhidos pelo utilizador forem, respectivamente "Nome" e "Alm "a pesquisa selecciona as sedes de concelho de Almeida, Almeirim, Almada e Almodôvar - esta pesquisa é sensível a maiúsculas e minúsculas).  
5. clicar sobre o botão "Adicionar para pesquisa"
6. clicar sobre o botão "Executar", existindo também a possibilidade de cancelar (botão "Cancelar") ou refazer a pesquisa (botão "Limpar"). O resultado será uma lista com todos os registos que satisfazem a pesquisa introduzida, contendo a lista um link para cada um dos registos, que permite mostrar a localização desse registo no mapa.  NOTA: O valor a ser pesquisado, poderá ser escrito pelo utilizador, no espaço reservado para esse efeito, ou poderá ser seleccionado de entre os vários exemplos que são mostrados se o botão "mostrar exemplos" for seleccionado.
Procurar O botão "procurar"  permite introduzir um texto que é comparado com os dados alfanuméricos que constituem todos os campos da tabela de atributos do tema activo, retornando ao utilizador todos os registos do tema activo que contenham exactamente o texto introduzido. 1. activar o tema (na lista de temas) sobre o qual se pretende procurar a informação alfanumérica;
2. seleccionar  na barra de ferramentas;
3. introduzir o texto que se pretende encontrar no espaço destinado a esse efeito (o texto introduzido é sensível a maiúsculas e minúsculas) ;
4. clicar sobre o botão "encontrar texto";
Seleccionar por rectângulo O botão "seleccionar por rectângulo"  permite seleccionar registos do tema activo. 1. activar o tema (na lista de temas) sobre o qual se efectuar a selecção;
2. seleccionar  na barra de ferramentas;
3. descrever sobre o mapa um rectângulo (mantendo o botão do lado esquerdo do rato premido) o qual selecciona automaticamente os registos que ficaram englobados pela área assim definida. Os registos seleccionados, são realçados, permanecendo com a cor amarela, até que outra selecção seja efectuada ou até que seja anulada esta selecção.
Seleccionar por linha/polígono O botão "seleccionar por linha/polígono"  permite seleccionar registos do tema activo que sejam intersectados por uma linha ou polígono descrito pelo utilizador.  
* Apagar selecção O botão "apagar selecção" * anula a última selecção efectuada.  
Criar buffer" O botão "criar buffer"  permite criar um buffer com um determinado raio de acção em torno de uma selecção previamente definida, seleccionando os registos de um determinado tema que se situem dentro do buffer. 1. efectuar ma selecção sobre a qual se pretende definir a área de "buffer";
2. seleccionar  na barra de ferramentas; 3. seleccionar o tema cujos registos se pretendem identificar dentro da área definida pelo "buffer";
4. inserir a distância (em km) que define o raio de acção do "buffer";
5. seleccionar a caixa "visualizar atributos" para obter informação sobre os atributos do tema que se encontram dentro da área do "buffer";
6. clicar sobre o botão " criar buffer"
 Imprimir O botão "imprimir"  permite ao utilizador imprimir o mapa do património georeferenciado assim como definir um título para esse mapa 1. seleccionar  na barra de ferramentas;
2. Introduzir o título do mapa;
3. clicar sobre o botão "imprimir", tendo como resultado a abertura de uma janela com o mapa e a respectiva legenda, que poderão então ser impressos.
  Para imprimir a lista de registos, a informação deverá ser copiada para uma folha de cálculo "excel" e só depois impressa 1. seleccionara informação constante da lista de registos;
2. copiar esta informação premindo as teclas "ctrl" e "c";
3. passar essa informação para a folha de cálculo premindo as teclas "ctrl" e "v".